sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Armas Silenciosas para Guerras Tranquilas 6

O Modelo Económico, Diagramas Industriais, Três Classes Industriais, Agregação



O Modelo Económico

A economia, como uma ciência de energia social tem como objectivo principal a descrição da maneira complexa em que qualquer e determinada unidade de recursos é usada para satisfazer alguma carência económica. (Leontief Matrix). Este objectivo principal, quando é alargado para obter o máximo de produto do mínimo de recursos ou de recursos limitados, compreende aquele objectivo da logística geral militar e industrial conhecido como Investigação de Operações. (Ver o método simplex da programação linear).  

O Projecto de Investigação Económica de Harvard (1948-) era uma extensão da Investigação de Operações da Segunda Guerra Mundial. O seu objectivo era descobrir a ciência de controlar uma economia: de início a economia americana, e depois a economia mundial. Reconheceu-se que com um fundamento matemático e dados, seria quase tão fácil prever e controlar a tendência de uma economia como prever e controlar a trajectória de um projéctil. Ficou provado ser este o caso. De mais a mais, a economia tem sido transformada num míssil telecomandado apontado ao alvo.  

O objectivo imediato do Projecto de Harvard era descobrir a estrutura económica, que forças mudam essa estrutura, como pode ser previsto o comportamento da estrutura e como pode ela ser manipulada. O que era preciso era um conhecimento bem organizado das estruturas matemáticas e das interligações de investimento, produção, distribuição e consumo.  

Para encurtar a história de tudo isto, descobriu-se que uma economia obedecia às mesmas leis que a electricidade e que toda a teoria matemática e a prática e o know-how informático desenvolvidos para o campo da electrónica podiam ser directamente aplicados no estudo da economia. Esta descoberta não foi publicamente anunciada, e as suas implicações mais subtis foram e são mantidas um segredo bem guardado, por exemplo que num modelo económico, a vida humana é medida em dólares, e que a faísca gerada ao abrir um interruptor ligado a um indutor activo é matematicamente análoga ao início de uma guerra.   

O maior obstáculo que os economistas teóricos enfrentaram foi a descrição precisa do agregado familiar como indústria. Isto é um desafio porque as compras do consumidor são uma questão de escolha que por sua vez é influenciada pelo rendimento, pelo preço e por outros factores económicos.  

Este obstáculo foi removido de uma maneira indirecta e estatisticamente aproximada por intermédio da aplicação de testes de choque para determinar as características correntes, chamadas coeficientes técnicos correntes, de uma indústria caseira.  

Finalmente, porque os problemas na economia teórica podem ser muito facilmente traduzidos em problemas da electrónica teórica, e a solução mais uma vez retrovertida, segue-se que um só livro de tradução de linguagem e de definição de conceitos precisava de ser escrito para a economia. Os restantes podiam ser obtidos de obras de referência sobre matemática e electrónica. Isto torna a publicação de livros sobre economia avançada desnecessária e simplifica grandemente a segurança do projecto.

Diagramas Industriais

Uma indústria ideal é definida como um dispositivo que recebe valor de outras indústrias sob várias formas e o transforma num produto específico para venda e distribuição a outras indústrias. Tem várias entradas e uma saída. O que o público normalmente pensa de uma indústria é na realidade um complexo industrial, onde várias indústrias sob um só tecto produzem um ou mais produtos.

Uma indústria pura (um único resultado) pode ser representada muito simplesmente por um bloco de circuitos conforme segue:




O fluxo do produto da indústria 1 (fornecimento) para a indústria 2 (procura) é indicado por 112. O fluxo total da indústria “K” é indicado por Ik (vendas, etc.).

Uma rede de três indústrias pode ser representada em diagrama conforme segue:


Um nodo é um símbolo de acumulação e distribuição do fluxo. O nodo 3 recebe da indústria 3 e distribui às indústrias 1 e 3. Se a indústria 3 fabricar cadeiras, então um fluxo da indústria 3 de regresso à indústria 3 indica simplesmente que a indústria 3 está a usar peças do seu próprio produto de saída, por exemplo, mobiliário de escritório. Por conseguinte o fluxo pode ser resumido pelas equações:


Três Classes Industriais

As indústrias dividem-se em três categorias ou classes por tipo de produção:  

1.      Classe 1 - Capital (recursos)
2.      Classe 2 - Bens (bens essenciais ou que se gastam com o uso)
3.      Classe 3 - Serviços (acção da população)

 ·         As indústrias da classe nº 1 existem a três níveis:

1.      Natureza – fontes de energia e matérias-primas.
2.      Governo – impressão de moeda equiparada ao produto nacional bruto (PNB, e extensão da moeda superior ao PNB).
3.      Banca – empréstimo de dinheiro a juros, e extensão (inflação/contrafacção) do valor económico através de contas empréstimo com depósito. 
 
·         As indústrias da classe nº 2 existem como produtoras de produtos tangíveis ou para consumo (que se gastam). Este género de actividade é geralmente reconhecido e rotulado pelo público como “indústria”. 

·         As indústrias da classe nº #3 são aquelas que têm como produção um serviço em vez de um produto tangível. Estas indústrias são chamadas (1) agregados familiares e (2) governos. A sua produção é a actividade humana do tipo mecânico e a sua base é a população.

Agregação

O sistema económico inteiro pode ser representado por um modelo de três indústrias se permitirmos que os nomes das produções sejam (1) capital, (2) bens e (3) serviços. O problema com esta representação é que não mostraria a influência, digamos, da indústria têxtil sobre a indústria de metais ferrosos. Isto acontece porque ambas, a indústria têxtil e a indústria de metais ferrosos, estariam contidas numa única classificação chamada a “indústria de bens” e por este processo de combinar ou agregar estas duas indústrias sob um só bloco do sistema elas perderiam a sua individualidade económica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.