quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"O Manual do Homem Novo" - Terceira Parte

(continuação)
 

Bound for Distant Shores - Vladimir Kush

 
Ajuda
 
Quando te sentires impulsionado a ajudar, pára. É muito provável que a tua intenção surja de um obscuro sentimento de superioridade: tu, superior, aquele que dá; o outro, subtilmente menosprezado, recebe.
 
Nessa ajuda deliberada existe um espaço imenso entre ti e aquele que ajudas, mas quando te sentes em comunhão com todos, e existe amor, surge uma ajuda que não procuraste, que não tem objectivo, e à qual nem te passará pela cabeça dar-lhe o nome de “ajuda”. Quando esse espaço imenso desaparece, como acontece entre amigos verdadeiros, surge a ajuda sem nome, que não se procura, não se pede, nem se outorga, a ajuda sem espaço e sem pausa e que não tem sequer a recompensa de uma satisfação momentânea.
 
Acaba com os assuntos (o múltiplo condicionamento)
Os astros, os seres humanos, os alimentos, as radiações, as ideias, o relógio, o dinheiro, mil e uma coisas te influenciam, isto é, alegram-te ou entristecem-te, exaltam-te ou deprimem-te, dão-te vida e saúde ou doença e morte.
 
Mas há um estado do ser em que estás livre de tudo isso: quando te tornas independente do passado e do futuro, quando, ainda que existam, não te afectam os planos ou as lembranças. Um estado em que o tempo não existe: quando, cheios de vida, damos o salto súbito e intemporal para a eternidade.
Então libertas-te do cosmos, dos homens, das mulheres, das ideias e das coisas. Então és Um com tudo isso, e esse vazio enche-se, sem pausa, do prazer de uma profunda e vibrante independência total.
 
Activar-se
Une-te sem perder o teu próprio ser. Aceita os outros totalmente, sem procurar causas. Surpreende aqueles que te rodeiam com ternuras imprevistas. Olha para o relógio mas com a mente liberta do tempo. Entra em tua casa sem te preocupares se é tua ou não. Sorri.
 
Não sejas um grande garfo, o centro das atenções e não estejas sempre disposto a receber passivamente elogios, fama, lucros, alegria e inclusivamente amor. Activa-te.
Podes fazê-lo sozinho. És absolutamente capaz. És forte, não esmagues o teu potencial latente com o atractivo abandono a esta civilização que nos destrói subtilmente e nos distrai grosseiramente com os jornais, a TV, a rádio, o trabalho febril e desagradável, as modas (o mais recente e o novo), os alimentos de grande variedade e quantidade mas de escassa qualidade, tal como a literatura. Tu podes prescindir dessas falsas necessidades, tu és capaz.
Não permitas que esmaguem essa luz que não escolhe, não analisa, não interpreta e não acumula, que está dentro de ti, continuamente, sem pausas.
 
Trevas e distracção
As trevas que latejam dentro de ti são velhas e profundas.
 
Acompanham-te desde sempre e crescem contigo desde o teu nascimento.
As trevas que te rodeiam, ainda que muitas vezes te pareçam ser a luz, juntamente com as que persistem no teu interior, estão em contínua expansão para invadir e ocultar a luz que arde na essência do teu ser. É por isso que um minuto de desatenção equivale a muito tempo de escuridão. Não te distraias. Vigia constantemente, em cada instante. Observa tranquilamente cada voz, cada som, cada silêncio. Tudo aquilo que te rodeia em cada momento. Verás tu mesmo e somente tu, como tudo passa a fazer parte da tua luz interna, essencial e permanente.
 
Bem-estar e professores
O mais importante é que te sintas bem no íntimo do teu ser.
 
Necessitas de uma atenção relaxada e espontânea, de uma tranquila e contínua vigilância para identificar as coisas que verdadeiramente se opõem ao teu real e profundo bem-estar, que é uma das bases mais firmes do bem-estar de todos os que te rodeiam. Se não abandonares essa contemplação continuada, não poderás enganar-te. Não precisas de quem to faça ver. Não precisas de professores nem de conselheiros. Não esperes que a tua força chegue do exterior, tu podes fazê-lo: és absolutamente capaz, não acredites em quem te diga que és fraco ou louco. Não duvides. As dúvidas produzem atraso. Dá o salto agora mesmo. Desfaz o teu coração, as tuas mãos e o teu cérebro para poder reconstruí-los à tua própria maneira. Não discutas, começa a viver de uma vez por todas a tua própria vida. Os gatos, os milionários, o trabalho agradável, o lazer silencioso, o vento, os mendigos, os teus amigos, a lua, os sorrisos, entre muitas outras coisas, serão os teus professores. Tu próprio verás.
 
Se abrires os teus olhos, a tua mente e o teu coração, não necessitarás de interromper o teu despertar.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.